
Atualmente são muitos os recursos que podemos oferecer às nossas crianças no que se refere ao seu desenvolvimento. Aulas de música, algum esporte e, claro um segundo idioma. Porém, muitos pais se questionam se não estariam exagerando nas atividades extras proporcionadas aos filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.
Segundo a pedagoga e psicóloga americana Jill Stribling, “as crianças bilíngues geralmente são mais criativas, desenvolvem o cérebro de uma forma diferente e têm uma maior autoestima.”
Conforme a especialista, isto acontece se o estudo de outra língua é feito de maneira adequada.
Para nós do Planeta Idiomas, as crianças devem se divertir enquanto aprendem e o mais gratificante é vê-los chegar sorrindo para suas aulas, fazer as atividades e contar os dias para o próximo encontro.
Além dos benefícios de aumento da criatividade, desenvolvimento intelectual e uma autoestima maior já não se concebe o mundo sem a possibilidade de comunicação em outra língua. É como um super poder que as crianças e adolescentes adquirem, o poder de falar outro idioma e conseguir se comunicar em qualquer lugar do mundo.
Aprender bem
No Planeta Idiomas incentivamos que os alunos se comuniquem no idioma que estão aprendendo. Isso facilita que se acostumem a escutar outra língua, sua fonética e expressões e as associem com as pessoas que sempre se comunicam com elas.
Caso as crianças apresentem alguma resistência em falar em inglês (ou alemão e espanhol, nossos outros idiomas), isso não deve ser uma preocupação! É totalmente normal que eles ainda falem no idioma que se sentem mais à vontade. Pouco a pouco irão se arriscar e com as aulas somente no idioma, terão que se comunicar para participar das atividades.
Se as crianças se sentirem pressionadas, poderão apresentar algum bloqueio e será mais difícil desfrutar com a aprendizagem.
Dica de mãe
Um erro muito comum que os pais cometem é pressionar, sem perceber, os seus filhos. Por exemplo, “me diga algo em inglês”, quando vão buscá-los na saída da aula. Para os pequenos isso atua de forma negativa (principalmente adolescentes que morrem de vergonha de quase tudo nessa fase!). Se eles se sentem pressionados, podem bloquear a aprendizagem. E, nós pais, o que mais queremos é ouvi-los falando!
Por experiência, digo que de repente eles vão surpreender. Me lembro de uma viagem com minha fillha. Ela, aos 12 anos, me disse que queria pedir algo no aeroporto e foi lá, cheia de segurança, pediu, conversou com a atendente, riu e eu fiz o que? Só enxuguei as lágrimas com a emoção daquele momento único. O que quero dizer com isso é que, simples assim, eles estão prontos para o mundo, mais preparados do que a gente imagina!
O cérebro precisa de um tempo para que se comece a falar de verdade. É como fazer uma receita de bolo. Primeiro temos que ler várias vezes, para que logo fluam naturamente as quantidades dos ingredientes, o tempo de forno e a deliciosa cobertura!
É importante que os pais compreendam que aprender um idioma leva tempo. Segundo pesquisas, os primeiros seis meses a um ano são o que chamamos de “período do silêncio”, ou seja, o tempo em que ele ainda não está apto a falar em inglês, porém seu cérebro está trabalhando. Um dia, de repente começará a construir frases corretamente.
Paciência, prática e o mais importante, incentivo e apoio dos pais. Nossos filhos são capazes de conquistar o mundo!
Um grande abraço,
Valéria Machado
Diretora Planeta Idiomas e mãe de duas “cabecinhas” bilingues!
Quer saber como são as aulas de inglês no Planeta Idiomas? Entre em contato e agende uma aula experimental gratuita!
Planeta Idiomas – aqui colaboramos para o desenvolvimento de habilidades básicas para a vida!
Sua escola de inglês em Joinville!